A ASSOCIAÇÃO CABOVERDEANA DE LISBOA TEM A HONRA E O PRAZER DE CONVIDÁ-LO (A) A ASSISTIR A UMA PALESTRA DO MÚSICO, INVESTIGADOR E POETA PRINCEZITO A TER LUGAR NA PRÓXIMA SEXTA – FEIRA, DIA 13 DE JULHO, A PARTIR DAS 18, 30 HORAS NAS SUAS INSTALAÇÕES SITAS NA RUA DUQUE DE PALMELA, Nº 2, OITAVO ANDAR.
NESSA PALESTRA PRINCEZITO FARÁ UMA ABORDAGEM ORIGINAL DAS ORIGENS, DA EVOLUÇÃO, DO ESTADO ACTUAL E DAS TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS (OS) PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DO BATUKU E DO FINASON.
ADEMAIS, PRINCEZITO FARÁ UMA INCURSÃO ÀS METOLOGIAS E TÉCNICAS QUE VEM UTILIZANDO NO SEU LABOR PESSOAL COM O FITO DE CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO DO FINASON DE UM GÉNERO POÉTICO-MUSICAL DA ORATURA E DA ORALITURA CABOVERDIANAS EM UM GÉNERO SERVIDO POR CÓDIGOS MODERNOS DE ESCRITA LITERÁRIO-MUSICAL.
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE DE OUVIR E CONVERSAR COM PRINCEZITO NESTA SUA PASSAGEM POR LISBOA POR OCASIÃO DAS CELEBRAÇÕES DE “JULHO, NOSSO OURGULHO”!
BREVE NOTA BIOGRÁFICA
PRINCEZITO É NOME ARTÍSTICO DE CARLOS SOUSA. NASCEU NA VILA DO TARRAFAL QUATRO ANOS ANTES DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE.
FORMOU-SE EM CUBA EM TÉCNICAS DE LABORATÓRIO CLÍNICO.
DEDICA-SE ACTUALMENTE À INVESTIGAÇÃO CULTURAL, COM PARTICULAR INCIDÊNCIA NA MÚSICA, NA LITERATURA E NO FINASON.
MENTOR DO PROJECTO AYAN, É AUTOR DE LUA (INTERPRETADA POR LURA E MAYRA ANDRADE), TXORU KANTADU (INTERPRETADA POR NANCY VIEIRA).
LANÇOU EM 2008 O SEU PRIMEIRO CD A SOLO SPIGA, TENDO AINDA PARTICIPADO, ENTRE OUTROS, DOS SEGUINTES TRABALHOS DISCOGRÁFICOS: BADYO (DE MÁRIO LÚCIO SOUSA), TRÁS DI SON (DE JINHO BARBOSA), OH MÃE MAIS JUSTA (DE TÓ ALVES).
PROMOTOR CULTURAL E RADIALISTA, MEMBRO NOTÁVEL DA CHAMADA GERAÇÃO PANTERA, FOI GALARDOADO COM A MEDALHA DO VULCÃO (PRIMEIRA CLASSE) PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COM A MEDALHA DE MÉRITO PELA CÂMARA MUNICIPAL DO TARRAFAL DE SANTIAGO.